v=spf1 a mx include:_spf.google.com ~all Artroplastia total de quadril - parte 1
top of page

Artroplastia total de quadril - Parte 1

Pelo artigo ser longo, dividimos o mesmo em algumas partes para facilitar a leitura.

Para ler o artigo completo clique em http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=A00750

Quadril

As informações do presente documento ajudarão a compreender os benefícios e as limitações da artroplastia total de quadril, tanto se você estiver começando a explorar as opções de tratamento, como se já tiver decidido realizar a artroplastia de quadril. Este artigo descreve o funcionamento de um quadril normal, as causas das dores no quadril, as expectativas da artroplastia de quadril e os exercícios e atividades que ajudarão a recuperar a mobilidade e a força e, consequentemente, a retomar as atividades do dia a dia.

Quando o quadril está danificado pela artrite, por fraturas ou outros problemas, as atividades comuns, como caminhar ou sentar e levantar, podem ser dolorosas e difíceis. O quadril pode enrijecer, dificultando o ato de colocar e tirar calçados e meias. Pode haver desconforto mesmo durante o repouso.

Caso os medicamentos, as modificações nas atividades do dia a dia e o uso de aparelhos que auxiliam a caminhar não sejam capazes de tratar suficientemente os sintomas, a artroplastia de quadril pode ser uma opção. A cirurgia da artroplastia de quadril é um procedimento seguro e efetivo para aliviar as dores, melhorar os movimentos e ajudar a desfrutar das atividades normais do dia a dia.

Realizada pela primeira vez em 1960, é uma das cirurgias mais bem-sucedidas da medicina de modo geral. Desde 1960, o progresso das técnicas cirúrgicas e das tecnologias empregadas aumentaram a efetividade da artroplastia total de quadril. De acordo com a Agência Americana para Pesquisa e Qualidade em Saúde, mais de 300.000 artroplastias totais de quadril são realizadas por ano nos Estados Unidos.

Anatomia

Anatomia de um quadril normal.

Anatomia do Quadril

O quadril é uma das maiores articulações do corpo. Ele é a articulação entre uma esfera e uma cavidade. A cavidade é formada pelo acetábulo, que é parte da pelve. A esfera é a cabeça do fêmur (osso da coxa), ou a extremidade superior dele.

As superfícies ósseas da esfera e da cavidade são cobertas de cartilagem articular, um tecido macio que amortece as extremidades dos ossos e permite que se movam com facilidade.

Uma membrana fina, chamada de membrana sinovial, reveste a articulação do quadril. Em um quadril sadio, essa membrana produz uma pequena quantidade de um fluido que lubrifica a cartilagem e elimina praticamente todo o atrito durante os movimentos do quadril.

Faixas de tecidos chamadas de ligamentos (cápsula do quadril) conectam a esfera à cavidade e proporcionam a estabilidade da articulação.

Causas comuns de dores no quadril

A causa mais comum de dores crônicas e disfunção no quadril é a artrite. Osteoartrite, artrite reumatoide e artrite traumática são as formas mais comuns dessa doença.

Problemas do quadril

  • Osteoartrite. Este é um tipo de artrite que causa desgaste e está relacionado à idade. Normalmente ocorre em pessoas com 50 anos de idade ou mais, frequentemente em indivíduos com histórico de artrite na família. A cartilagem que amortece os ossos do quadril se desgasta. Passa então a haver atrito entre os ossos, o que causa as dores e a rigidez no quadril. A osteoartrite também pode ser causada ou acelerada por pequenas irregularidades no desenvolvimento do quadril na infância.

  • Artrite reumatoide. É uma doença autoimune que causa inflamação e espessamento da membrana sinovial. Essa inflamação crônica pode lesionar a cartilagem, causando dores e rigidez. A artrite reumatoide é o tipo mais comum de um grupo de doenças chamado de "artrite inflamatória".

  • Artrite pós-traumática. Pode surgir na sequência de uma lesão ou fratura grave do quadril. A lesão da cartilagem causa dores e rigidez no quadril com o passar do tempo.

  • Necrose avascular. Uma lesão no quadril, como um deslocamento ou uma fratura, pode limitar a irrigação sanguínea da cabeça do fêmur. Esse quadro é chamado de necrose avascular (também chamada comumente de "osteonecrose"). A falta de sangue pode causar o colapso da superfície do osso, resultando em artrite. A necrose avascular também pode ser causada por algumas doenças.

  • Doenças do quadril em crianças. Alguns bebês e crianças têm problemas no quadril. Mesmo que os problemas sejam tratados com sucesso durante a infância, podem vir a causar artrite em fases posteriores da vida. Isso acontece porque o crescimento do quadril pode não ser o normal, o que afeta as superfícies das articulações.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page